Muito para fazer, muito para sofrer! – C. H. Spurgeon




"Pastoreiem o rebanho de
Deus que está aos seus cuidados. Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre
vontade, como Deus quer. Não façam isso por ganância, mas com o desejo de
servir" (1Pe 5.2). Que esses cordeiros se tornem o que podem, a glória
será do Mestre e não do servo, e todo o tempo gasto, o trabalho dispensado e a
energia gasta serão em cada partícula para redundar em louvor dele de quem são
esses cordeiros.

Contudo, enquanto isso é uma
ocupação de abnegação, e honrada também, podemos cuidar dela sentindo que é uma
das mais nobres formas de serviço. Jesus diz: "Meus cordeiros; Minhas
ovelhas." Pense neles, e admire-se de Jesus tê-los entregue a nós. Pobre
Pedro! Certamente, quando aquela refeição matinal começou, ele se sentia
desajeitado. Eu me coloco no lugar dele e sei que mal poderia olhar para Jesus
do outro lado da mesa, enquanto me lembrava de que eu o havia negado com
imprecações e maldições. Nosso Senhor quis deixar Pedro bem à vontade ao
levá-lo a falar sobre seu amor, que tão seriamente fora colocado em dúvida.
Como um bom médico, ele pôs o bisturi onde a ansiedade estava inflamada, e ele
pergunta: "Você me ama?" (Jo 21.13).

Não era porque Jesus não
conhecesse o amor de Pedro; mas para que Pedro soubesse com certeza e fizesse
uma nova confissão, dizendo: "Sim, Senhor, tu sabes que te amo." O
Senhor estava prestes a ter uma discussão delicada com o errante por alguns
minutos, para que nunca mais houvesse uma controvérsia entre ele e Pedro.
Quando Pedro disse: "Sim, Senhor; tu sabes que te amo", você quase
pensou que o Senhor responderia: "Oh, Pedro, e eu te amo"; mas ele
não disse isso, embora tenha dito isso, sim.

Talvez Pedro não tenha
entendido o que ele queria dizer; mas nós podemos entender porque nossa mente
não está confusa como estava a de Pedro naquela manhã memorável. Em outras
palavras, Jesus disse: "Eu te amo tanto que confio a você aquilo que eu
comprei com o sangue de meu coração. A coisa mais preciosa que tenho em todo o
mundo é o meu rebanho: veja, Simão, eu tenho tanta confiança em você, dependo
inteiramente da sua integridade como sendo uma pessoa que me ama sinceramente,
que eu lhe faço um pastor de meus cordeiros. São tudo que eu tenho na Terra,
dei tudo por eles, até minha vida; e agora, Simão, filho de Jonas, cuide deles
por mim." Ah, foi "falado bondosamente". Foi o grande coração de
Cristo dizendo: "Pobre Pedro, entre já e compartilhe comigo os meus mais
estimados protegidos." Jesus acreditou de tal modo na declaração de Pedro
que não lhe disse isso com palavras, e sim com atos. Três vezes, ele o disse:
"Cuide de meus cordeiros: pastoreie as minhas ovelhas, cuide das minhas
ovelhas", para mostrar o quanto o amou. Quando o Senhor Jesus ama muito
uma pessoa, ele lhe dá muito para fazer ou muito para sofrer.


Por Antonio Wilmar
do blog C. H. Spurgeon