Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2013
Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
  • Lição1- O valor dos bons conselhos



    INTRODUÇÃO

    I. JOIAS DA LITERATURA SAPIENCIAL
    II. A SABEDORIA DOS ANTIGOS
    III. AS FONTES DA SABEDORIA
    IV. O PROPÓSITO DA SABEDORIA

    CONCLUSÃO

    OS LIVROS DE PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

    Provérbios
    O termo hebraico maschal procede de uma raiz que significa ser como, e isto tem o significado de comparação ou similitude. O vocábulo pode ser traduzido como provérbio, parábola, alegoria, dito satírico, motejo, discurso ou tratado. Os Provérbios são ditos sapienciais breves; máximas e aforismos que procuram instruções para a alma na realidade da vida prática. 

    Observações Hermenêuticas sobre os Provérbios
    A exegese de Provérbios deve efetuar-se tendo presente algumas observações especiais:

    1º) Determinar o tipo de linguagem usado no texto, denotativo ou conotativo, um símile, metáfora, alegoria etc. e buscar o significado correspondente.
    2º) Fazer com que as figuras de linguagem não digam mais do que realmente quer expressar o autor ao usá-la. 

    3º) Estudá-los levando em conta o contexto social, moral e religioso. Muitas comparações dos provérbios são extraídas da vida prática e, portanto, o conhecimento da cultura e dos valores morais da época auxilia a exegese do texto.

    4º) Identificar os paralelismos antitéticos, sinonímicos ou outros que possam ocorrer.

    O Livro de Eclesiastes
    No hebraico chama-se Koheleth, um título extraído de sua sentença inicial “Palavras de Koheleth, o filho de Davi, rei de Jerusalém”. Jerônimo traduziu koheleth por Ekklesiastes, que é a forma latina da palavra grega para pregador. Koheleth, vem de uma raiz hebraica que significa “chamar, reunir”.

    Quando Koheleth foi traduzido por Jerônimo, levou-se em consideração o vocábulo latino calo e o grego kaleo, que significa “congregar, reunir especialmente para fins religiosos”. Jerônimo explica dizendo que no grego chama-se assim a pessoa que reúne a congregação ou ekklesia.

    O tema dominante de Koheleth é a vaidade e futilidade da vida sem Deus. Descreve dez tipos de vaidades: 

    1º Da Sabedoria Humana..................2.15,16;
    2º Do Trabalho Humano...................2.19-21;
    3º Do Propósito Humano..................2.26;
    4º Da Inveja Humana.......................4.4;
    5º Da Avareza Humana.................4.7;
    6º Da Glória Humana....................4.16;
    7º Da Ambição Humana................5.10;
    8º Da Cobiça Humana...................6.9;
    9º Da Frivolidade Humana.............7.6;
    10º Das recompensas Humanas......8.10,14.

    Observações Hermenêuticas sobre Eclesiastes 
    A exegese de Eclesiastes deve efetuar-se tendo presente algumas observações especiais: 

    1º) Considerar a natureza da estrutura do livro. Eclesiastes é um monólogo dramático que apresenta as complicadas experiências da vida.

    Nesse monólogo o autor conversa consigo mesmo, comparando as experiências da vida uma com as outras. É um sermão didático-filosófico autobiográfico cercado de especulações sobre o sentido da vida, da morte, do trabalho, do amor, da juventude da velhice, etc. 

    2º) Considerar as diversas expressões que se repetem como indicativo do sentimento de koheleth sobre o sentido vida. Deve-se classificar entre elas hebel, que é traduzido por vaidade. Das 71 ocorrênfcias de hebel no AT, cerca de 36 ocorrem somente em Eclesiastes, onde aparece pelo menos uma vez em cada um dos 12 capítulos, exceto o capítulo 10. O termo geralmente significa vento, sopro, o que comunica a ideia de vacuidade, temporal, abstrato, inutilidade, vaidade. Dessas ocorrências o termo subjaz em várias aplicações:

    a)    Incapacidade de realização no trabalho, por não conseguir ser criativo e não conseguir controlar o livre uso e o destino de suas posses; isso é hebel (2.11,19,21,21,23; 4.4,8; 6.2); 

    b)    A ideia de que a conexão entre pecado e juízo, justiça e livramento, nem sempre é direta ou óbvia, sendo uma anomalia da vida que é hebel (2.15; 6.7-9; 8.10-14). Neste caso hebel significa “sem sentido”;

    c)    Para lamentar a brevidade da vida, o que também é hebel (3.19; 6.12; 11.8,10). A vida, em sua qualidade, é vazia ou sofre de vacuidade (insubstancial), e em sua quantidade é transitória. 

    Outras expressões repetidas são “debaixo do sol” (cerca de 30 vezes), “correr atrás do vento” (r‘ût rûªh ― “aflição de espírito” ARC), “então eu vi, “então eu considerei” e muitas outras. 

    Texto adaptado da obra “Hermenêutica Fácil e Descomplicada”, editada pela CPAD.

    Você pode:
        - fazer download desta lição- 16kb