Cadastre-se aqui!


Cadastre-se aqui!

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

  • Lição 01 - E deu dons aos homens



    INTRODUÇÃO
    I – OS DONS NA BÍBLIA
    II – OS DONS DE SERVIÇO, ESPIRITUAIS E MINISTERIAIS
    III – CORINTO: UMA IGREJA PROBLEMÁTICA NA ADMINISTRAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS (1 Co 12.1-11)

    CONCLUSÃO
     

    Por  Elinaldo Renovato de Lima  

    Os dons espirituais são ferramentas indispensáveis para que os crentes possam desenvolver seu papel, como “sal da terra” e “luz do mundo”(Mt 5.13,14).

    No comentário da lição da Escola Dominical para o segundo trimestre de 2014,vamos refletir sobre dois tipos de dons de Deus: os dons espirituais e os dons ministeriais. De um modo geral, podemos dizer que os dons são recursos à disposição da Igreja para que esta exerça sua missão profética, de proclamadora do Evangelho de Cristo, de modo eficaz, contra “os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6.12), usando a “armadura do salvo”, na guerra espiritual sem tréguas a que todo salvo é submetido. Neste estudo, veremos o que são os dons, seu propósito e sua classificação, e como são postos à disposição dos salvos em Cristo Jesus.   

    1. A Importância dos Dons de Deus 

    As “portas do inferno” estão cada vez mais agressivas contra a Igreja de Jesus Cristo. Em seu aspecto organizacional, a Igreja materializa-se nas diversas igrejas ou denominações que adotam a fé cristã. Se uma igreja não demonstra ter em seu seio a operação dos dons espirituais e dos dons ministeriais em sua expressão genuína, acaba tornando- se apenas “uma organização religiosa sem fi ns econômicos”, como reza a legislação que trata da natureza jurídica das organizações religiosas. 

    Assim, os dons espirituais são ferramentas indispensáveis para que os crentes possam desenvolver seu papel, como “sal da terra” e “luz do mundo” (Mt 5.13,14). O falar línguas, a interpretação de línguas, a profecia, a sabedoria divina, os dons de curar, os milagres, o discernimento dos espíritos e outros dons são indispensáveis para que a pregação do Evangelho e a razão de ser da Igreja seja relevante em um mundo relativista, secularista e materialista. Só o poder de Deus suplanta as “portas do inferno”. 

    Os dons ministeriais, de pastor, evangelista, profeta, de mestre ou doutor, podem e devem ser valorizados, nas igrejas cristãs. O que não se deve é aceitar as cavilações vaidosas dos que entendem que ser “apóstolo” é ser maior que “bispo”; e “bispo” é maior que “pastor” ou presbítero. Os obreiros precisam entrar na escola da “bacia e da toalha”, exemplifi cada por Jesus (Jo 13.4,5). Ninguém é maior que ninguém, na igreja de Cristo. Aliás, Jesus disse que “o primeiro será servo de todos”; “quem quiser ser grande será   vosso serviçal [diakonos]... “o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos” (Mc 10.41-45 – grifo nosso). Muitos líderes precisam calçar as sandálias do humilde Galileu.  

    2. A multiforme sabedoria de Deus 

    Diz Paulo aos efésios: “A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar entre os gentios, por meio do evangelho, as riquezas incompreensíveis de Cristo e demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que, desde os séculos, esteve oculto em Deus, que tudo criou; para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Ef 3.1-5; 8-10). E ainda: “Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória” (1Co 2.7). 

    Essa “multiforme sabedoria de Deus”, esse “mistério manifestado pela revelação” e essa “sabedoria oculta em mistério” não podem ser conhecidos através de formulações teológicas. Só podem ser conhecidos através de manifestações sobrenaturais da parte de Deus ou através dos dons de Deus. Somente com o resgate da busca pelos “melhores dons” é que as igrejas poderão sobreviver num mundo tenebroso, em que as trevas satânicas a cada dia tomam conta das estruturas da nação.   

    3. Despenseiros de Deus O apóstolo Pedro exorta os destinatários da sua primeira carta, quanto à iminente vinda de Jesus, fazendo solene advertência do trimestre sobre como os cristãos devem comportar-se, “como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pe 4.10). A Igreja e principalmente os obreiros devem ter a consciência de que são despenseiros de Deus. E deles exigem-se algumas qualidades fundamentais.  

    1. Sobriedade de vigilância 

    Os dons de Deus devem ser exercidos com simplicidade e vigilância. 

    Todos os cristãos devem ser despenseiros de Deus. Deve guardar a sobriedade e vigilância, em oração (1 Pe 4.7). O adversário anda como leão, buscando destruir vidas preciosas. O que administra o rebanho de Deus deve saber retirar da “despensa” de Deus o melhor alimento. E vigiar por suas vidas. É Pedro quem dá idêntica advertência em sua primeira carta: “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar” (1 Pe 5.8; Mt 26.41).   

    2. Amor cristão 

    Os dons de Deus devem ser cultivados em amor. Todo crente fiel deve ser despenseiro de Deus; mas o obreiro, pastor, dirigente, ou líder de uma igreja, pastoreia ovelhas que não são suas. Como despenseiro da graça de Deus, o obreiro deve demonstrar amor em todas as ocasiões, no trato com todo o tipo de ovelha. Em qualquer situação o despenseiro deve ter amor. É característica do verdadeiro discípulo de Jesus (Jo 13.34,35). O obreiro deve buscar e desenvolver o uso dos dons, de modo sincero e amoroso.   

    3. Hospitalidade 

    Os dons de Deus devem ser vividos com hospitalidade. Todo crente deve ter hospitalidade para com “os outros, sem murmurações” (1Pe 4.9); “Não vos esqueçais da hospitalidade, porque, por ela, alguns, não o sabendo, hospedaram anjos” (Hb 13.2). Há quem faça acepção de pessoas, discriminando os mais humildes ou menos favorecidos na vida humana. Essa não é atitude do despenseiro da casa de Deus. É pecado (Dt 16.19; Tg 2.9). Esse deve ser sempre atencioso com todos, ajudando-os em suas necessidades espirituais emocionais e físicas, dentro de suas possibilidades.  

    4. Fidelidade 

    Os dons de Deus fazem parte dos “mistérios de Deus”. Escrevendo aos coríntios, Paulo ensina que devemos ser vistos pelos homens, todos os crentes, como “ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1Co 4.1). A Bíblia nos declara que signifi ca esse mistério. “... aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória” (Cl 1.26, 27). Aí, temos “o mistério” revelado: “Cristo em vós, esperança da glória”! Esse mistério foi revelado “para que, agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus” (Ef 3.10).