O Poder Benéfico do Discurso
(Tg 3.1-5a)

Embora Tiago esteja preocupado com um possível uso indevido da posição de professor ou mestre, por aqueles que não alcançaram a maturidade espiritual, ainda assim acredita que o discurso do homem desempenha um papel importante na determinação e no controle de todas as formas de conduta. Portanto, inicia afastando-se um pouco dos leitores, não porque seja merecedor de alguma honra especial, mas porque agora se tornou objeto de um maior escrutínio (“Meus irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo”, v.1). Em seguida, conduz seus leitores de volta à discussão (“Todos tropeçamos”, v.2) de forma a não se elevar tanto perante eles e deixar clara a impressão de que os “professores” ou “mestres” não são possuidores de uma posição superior ou de uma perfeição moral dentro da Igreja (estes também “tropeçam”). 

Essas manifestações de retórica são importantes porque o ofício de ensinar era altamente considerado nos primórdios da Igreja, e a pretensão de “muitos” da congregação de se tornarem mestres, aos quais Tiago está se dirigindo, é a causa de sua preocupação com a ambição pelo poder e pela posição (veja 1.9,12; 2.1-4 e comentários). Os que podem suportar o julgamento mais rigoroso que aguarda os mestres são aqueles cujo discurso e obras devem ser mutuamente consistentes; devem não somente ser “perfeitos e poderosos” no que dizem, mas também capazes de “refrear todo o corpo” (v.2).

Tiago emprega duas metáforas para descrever a habilidade da língua em “refrear todo o corpo” ― o freio nas bocas dos cavalos e o leme no navio.

Nos dois exemplos, qualquer uma das menores partes é capaz de controlar a direção e as ações de todo o conjunto. No entanto, a relação entre a língua e o resto do corpo é diferente daquela de um freio com o cavalo ou de um leme com o navio; ela não controla diretamente as ações de uma pessoa. Devido à imperfeita adaptação dessa analogia, alguns comentaristas sugeriram que Tiago está estendendo sua discussão ao papel dos professores da Igreja. É a “língua” do mestre que controla todo o “corpo” da Igreja.  

Porém, a principal preocupação de Tiago nessa seção da carta [...] está dirigida às atitudes individuais dos crentes, e não à vida coletiva da Igreja (uma questão que ele analisa em 5.13-20). Assim sendo, é possível que esteja pretendendo que suas metáforas sejam entendidas dentro de um sentido mais amplo. Pode ainda estar fazendo uma ilustração da ideia dos ensinamentos de Jesus quando diz que “do que há em abundância no coração, disso fala a boca” (Mt 12.34; cf. Tg 3.10, onde o desejo do indeciso coração humano profere tanto a bênção quanto a maldição). A própria “língua” é uma metáfora da linguagem humana, indicando claramente a natureza dos desejos interiores que definitivamente orientam e determinam todas as ações de uma pessoa. Tiago chama a atenção para essa questão fundamental da vontade dizendo explicitamente que freios são usados “para que [os cavalos] nos obedeçam” (v.3), e que o leme é utilizado para que dirija as naus “para onde quer a vontade daquele que as governa” (v.4). 

Até esse ponto, Tiago tem enfatizado os aspectos positivos do discurso humano. Se a frase “se alguém não tropeça” estiver expressando a aceitação e a conformidade com a vontade de Deus, como se fosse a nossa própria, então seremos capazes de “também refrear todo o corpo” e de nos dirigirmos para longe das “muitas coisas” nas quais “todos tropeçamos” (v.2); Porém, agora ele está sugerindo que muitas vezes a “língua” não está a serviço dos propósitos mais nobres. Embora a língua seja “um pequeno membro... gloria-se de grandes coisas” (v.5). A ostentação pode ser “maligna” (4.16) se indicar autoconfiança ou auto-realização, ao invés de ser uma expressão de confiança e louvor pelo que Deus já realizou em nós (veja 1.9,10 e comentários). Nos versos seguintes, Tiago muda seu enfoque para o uso indevido do discurso humano.

Texto extraído do Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, Vol.2, editado pela CPAD.

Trabalho e Prosperidade.



INTRODUÇÃO

I. A METÁFORA DO CELEIRO E DO LAGAR
II. A METÁFORA DA FORMIGA
III. A METÁFORA DO LEÃO
IV. O TRABALHO E A METÁFORA DOS ESPINHEIROS

CONCLUSÃO

A Bíblia prepara você para o mercado de trabalho!

Todas as virtudes que o mercado de trabalho procura estão presentes na vida dos que seguem verdadeiramente a Jesus
 Willian Douglas

Todas as virtudes que o mercado de trabalho procura devem estar presentes na vida dos que seguem Jesus. Quem conhece a Bíblia de perto pode tirar mais proveito disto, utilizando seus conhecimentos e virtudes em seu favor. Quem não conhece, recomendo ler o livro de Provérbios, pois encontrará, ali, uma excelente fonte de sabedoria para seu dia-a-dia.

Honestidade é uma destas virtudes e, independente de você ser evangélico – e mesmo que você esteja desviado dos caminhos do Senhor, ou seja, budista, muçulmano, espírita, católico, ateu, tenha ou não uma confissão religiosa –, precisa possuir esta característica, pois ninguém gosta de trabalhar com funcionário desonesto. Aliás, quem segue Jesus não tem a opção de não ser honesto porque a Bíblia manda você ser honesto (Rm 12.17; 13.13; Fl 4.8; 1 Pe 2.11,12). Pessoas que escolhem não serem honestas têm mais riscos de fracassar profissionalmente. O princípio da honestidade é universal.

Fique claro, portanto, que o mercado de trabalho pede e precisa de funcionários honestos, íntegros, trabalhadores, sem preguiça, competentes, simpáticos, educados e que saibam o que fazer. Quando alguém que não tenha estas características é admitido, houve uma falha no processo de recrutamento e contratação.

A Bíblia, nosso manual de fé e prática, nos ensina tudo o que precisamos! As empresas estão à procura de pessoas com as seguintes qualidades:

• Saibam tratar bem o público - Rm 15.2 – “Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação”;

• Lidem bem com os sócios e parceiros - 1 Ts 4.6 – “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos”;

• Tenham espírito de grupo - Rm 12.5 – “assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros”;

• Trabalhem em equipe - Sl 133.1 – “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!”;

• Estejam dispostas a aprender - Pv 3.13 – “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento”;

• Sejam pacientes - Rm 12.12 – “alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração”;

• Não queiram resultados imediatos – Sl 40.1 – Ec 3.1 - “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”;

• Tenham maturidade – Tiago 1.4 -   “Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!” (NTLH);

• Solidariedade – Lc 3.11 – “E, respondendo ele, disse-lhes: Quem tiver duas túnicas, que reparta com o que não tem, e quem tiver alimentos, que faça da mesma maneira”;

• Façam voluntariado – Is 1.17 – “Aprendei a fazer o bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas”.

Todas estas habilidades são admiradas pelos empregadores e faz uma pessoa se destacar em relação à outra, ser promovida mais rápido, ou mesmo manter-se empregada em momentos de crise.

Todo este conjunto de qualidades pode ser mais facilmente adquirido quando você tem um manual de orientações sobre cada atitude a adotar diante das situações naturais da vida. Como você pode perceber nas referências citadas acima (e em várias outras), a Bíblia cumpre este papel. É cada vez mais clara quanto mais é lida: “E a todo o homem, a quem Deus deu riquezas e bens, e lhe deu poder para delas comer e tomar a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus” (Ec 5.19).

Fonte: http://www.cpadnews.com.br/blog/williamdouglas/?P
A+PREPARA+VOC%EA+PARA+O+MERCADO+DE+TRABALHO!.html. Acesso em 27 de Set. de 2013.OST_1_13_A+B%EDBLI
Advertências contra o adultério.                                                                                                                                                     




 INTRODUÇÃO

I. CONSELHOS SOBRE A SEXUALIDADE HUMANA

II. AS CAUSAS DA INFIDELIDADE
III. AS CONSEQUÊNCIAS DA INFIDELIDADE 
IV. CONSELHOS DE COMO SE PREVENIR CONTRA A INFIDELIDADE

CONCLUSÃO


O SEGREDO DO AMOR


Por


Debra White Smith


Já li e ouvi inúmeras pessoas que põem a culpa de todos os problemas do casamento e da manutenção do lar na falta de submissão da esposa.


Além disso, fico doente quando vejo mulheres saindo de conferências completamente convencidas de que são o problema principal de seus matrimônios. 


À primeira vista, uma visão tendenciosa da submissão pode parecer bíblica. As palavras soam como verdades sagradas. Afinal de contas, o Novo Testamento de fato diz que as esposas devem se submeter a seus maridos. No entanto, uma análise mais profunda mostra que esta visão polarizada da submissão acaba com a vitalidade do casamento, não deixando lugar para uma sexualidade sadia ou mesmo um pouquinho de romance sincero. 


Os problemas neste terreno escorregadio surgem quando os versículos-chave sobre submissão são tirados do seu contexto e analisados sem levar em conta todas as passagens que se referem ao casamento e aos relacionamentos em geral. Este método tem sido usado com frequência para justificar o rebaixamento, a dominação e a depreciação das mulheres, ignorando completamente vários versículos bíblicos importantíssimos...


E houve também entre eles contenda sobre qual deles parecia ser o maior. E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes, o maior entre vós seja como o menor; e quem governa, como quem serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Eu, porém, entre vós, sou como aquele que serve (Lc 22.24-27). 


Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros (Rm 12.3-5).


Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.


De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz (Fp 2.3-8).


Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela [...]. Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo (Ef 5.25,28).   


Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus (Ef 5.21).


Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas (Mt 7.12). 


O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará (1 Co 13.4-8).


À luz desses versículos, não há fundamento para se considerar um sexo mais responsável do que o outro, no que se refere à submissão. De acordo com H. Norman Wright, “um marido amoroso deseja dar tudo o que for necessário para preencher a vida da sua mulher. O seu amor está pronto a fazer qualquer sacrifício para o bem de sua amada. A responsabilidade primeira do homem é para com a sua mulher. O amor que sente por sua esposa o capacita a entregar-se por ela”. O dicionário Webster define submissão desta forma: “Oferecer por vontade própria”. Tiago escreveu: “... assim também a fé sem obras é morta” (Tg 2.26b). O amor sem submissão também está morto.


A submissão é uma via de mão dupla. De acordo com o Dr. Stan Toler, “chegou o momento de termos uma visão equilibrada sobre submissão.


Nenhum casamento se manterá saudável sem altas doses de submissão, tanto do marido quanto da mulher”. 


Texto extraído da obra “Apaixonando-se Por Seu Marido: Desfrutando Juntos uma Vida Prazerosa”, editada pela CPAD. 

Conteúdo adicional para as aulas de Lições Bíblicas

Subsídios para as lições do 4º Trimestre de 2013
Sabedoria de Deus para uma vida vitoriosa - A atualidade de Provérbios e Eclesiastes
  • Lição1- O valor dos bons conselhos



    INTRODUÇÃO

    I. JOIAS DA LITERATURA SAPIENCIAL
    II. A SABEDORIA DOS ANTIGOS
    III. AS FONTES DA SABEDORIA
    IV. O PROPÓSITO DA SABEDORIA

    CONCLUSÃO

    OS LIVROS DE PROVÉRBIOS E ECLESIASTES

    Provérbios
    O termo hebraico maschal procede de uma raiz que significa ser como, e isto tem o significado de comparação ou similitude. O vocábulo pode ser traduzido como provérbio, parábola, alegoria, dito satírico, motejo, discurso ou tratado. Os Provérbios são ditos sapienciais breves; máximas e aforismos que procuram instruções para a alma na realidade da vida prática. 

    Observações Hermenêuticas sobre os Provérbios
    A exegese de Provérbios deve efetuar-se tendo presente algumas observações especiais:

    1º) Determinar o tipo de linguagem usado no texto, denotativo ou conotativo, um símile, metáfora, alegoria etc. e buscar o significado correspondente.
    2º) Fazer com que as figuras de linguagem não digam mais do que realmente quer expressar o autor ao usá-la. 

    3º) Estudá-los levando em conta o contexto social, moral e religioso. Muitas comparações dos provérbios são extraídas da vida prática e, portanto, o conhecimento da cultura e dos valores morais da época auxilia a exegese do texto.

    4º) Identificar os paralelismos antitéticos, sinonímicos ou outros que possam ocorrer.

    O Livro de Eclesiastes
    No hebraico chama-se Koheleth, um título extraído de sua sentença inicial “Palavras de Koheleth, o filho de Davi, rei de Jerusalém”. Jerônimo traduziu koheleth por Ekklesiastes, que é a forma latina da palavra grega para pregador. Koheleth, vem de uma raiz hebraica que significa “chamar, reunir”.

    Quando Koheleth foi traduzido por Jerônimo, levou-se em consideração o vocábulo latino calo e o grego kaleo, que significa “congregar, reunir especialmente para fins religiosos”. Jerônimo explica dizendo que no grego chama-se assim a pessoa que reúne a congregação ou ekklesia.

    O tema dominante de Koheleth é a vaidade e futilidade da vida sem Deus. Descreve dez tipos de vaidades: 

    1º Da Sabedoria Humana..................2.15,16;
    2º Do Trabalho Humano...................2.19-21;
    3º Do Propósito Humano..................2.26;
    4º Da Inveja Humana.......................4.4;
    5º Da Avareza Humana.................4.7;
    6º Da Glória Humana....................4.16;
    7º Da Ambição Humana................5.10;
    8º Da Cobiça Humana...................6.9;
    9º Da Frivolidade Humana.............7.6;
    10º Das recompensas Humanas......8.10,14.

    Observações Hermenêuticas sobre Eclesiastes 
    A exegese de Eclesiastes deve efetuar-se tendo presente algumas observações especiais: 

    1º) Considerar a natureza da estrutura do livro. Eclesiastes é um monólogo dramático que apresenta as complicadas experiências da vida.

    Nesse monólogo o autor conversa consigo mesmo, comparando as experiências da vida uma com as outras. É um sermão didático-filosófico autobiográfico cercado de especulações sobre o sentido da vida, da morte, do trabalho, do amor, da juventude da velhice, etc. 

    2º) Considerar as diversas expressões que se repetem como indicativo do sentimento de koheleth sobre o sentido vida. Deve-se classificar entre elas hebel, que é traduzido por vaidade. Das 71 ocorrênfcias de hebel no AT, cerca de 36 ocorrem somente em Eclesiastes, onde aparece pelo menos uma vez em cada um dos 12 capítulos, exceto o capítulo 10. O termo geralmente significa vento, sopro, o que comunica a ideia de vacuidade, temporal, abstrato, inutilidade, vaidade. Dessas ocorrências o termo subjaz em várias aplicações:

    a)    Incapacidade de realização no trabalho, por não conseguir ser criativo e não conseguir controlar o livre uso e o destino de suas posses; isso é hebel (2.11,19,21,21,23; 4.4,8; 6.2); 

    b)    A ideia de que a conexão entre pecado e juízo, justiça e livramento, nem sempre é direta ou óbvia, sendo uma anomalia da vida que é hebel (2.15; 6.7-9; 8.10-14). Neste caso hebel significa “sem sentido”;

    c)    Para lamentar a brevidade da vida, o que também é hebel (3.19; 6.12; 11.8,10). A vida, em sua qualidade, é vazia ou sofre de vacuidade (insubstancial), e em sua quantidade é transitória. 

    Outras expressões repetidas são “debaixo do sol” (cerca de 30 vezes), “correr atrás do vento” (r‘ût rûªh ― “aflição de espírito” ARC), “então eu vi, “então eu considerei” e muitas outras. 

    Texto adaptado da obra “Hermenêutica Fácil e Descomplicada”, editada pela CPAD.

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